segunda-feira, 27 de junho de 2011

8 DICAS ÚTEIS SOBRE COMO COLOCAR UM GATO NUMA CAIXA DE TRANSPORTE


Para os gatos, ver a caixa de transporte é muitas vezes o primeiro sinal de que algo ruim está para acontecer (ou seja, uma visita ao veterinário). Se seu gato não é acostumado a entrar nela, ele não vai querer ir. Forçando-o, tentando enganá-lo, empurrá-lo ou mesmo coagi-lo para a transportadora só vai resultar em um braço arranhado ou coisa parecida. Então, o primeiro passo para reduzir o estresse das visitas ao veterinário (ou das viagens), é criar associações positivas em relação a caixa de transporte para ele - um processo que levará algum tempo e paciência, mas que pode valer a pena.

Tente estes 8 passos simples:

1. Comece cedo: Gatinhos normalmente se ajustam mais facilmente a novas experiências e a um ambiente mais facilmente do que gatos adultos ou idosos, dessa forma, comece a acostumá-lo o mais cedo possível.

2. Mantenha a caixa de transporte sempre acessível: Muitos gatos só vêem a caixa quando é hora de ir para algum lugar, então eles começam ficar agitados. Em vez disso, mantenha a transportadora do seu gato no chão e aberta em todos os momentos. Seu gato deve ser livre para entrar e sair, como parte de sua rotina. Dessa forma não associará a caixa de transporte a um lugar onde ele ficará preso.

3. Faça da caixa de transporte um bom lugar para seu gato: faça dela uma espécie de caminha para ele, coloque um pequeno cobertor ou travesseiro confortável, coloque também alguns brinquedos favoritos dele por lá, e algum catnip de vez em quando.

4. Alimente o seu gato dentro da transportadora: Se o seu gato vai comer a sua comida dentro da transportadora, comece a colocar o seu prato de comida dentro da caixa diáriamente. Se ele não vai, tente colocar o seu prato de comida a poucos metros de distância e vá movendo gradativamente a cada dia para mais próximo da grade - apenas certifique-se o seu gato continua comendo. 

 5. Quando seu gato começar a sentir segurança com a caixa de transporte fechada, pegue a transportadora com ele dentro e caminhe um pouco, em seguida, coloque calmamente a transportadora de volta para baixo, abra e deixe-o sair. Pratique isso com certa frequência até que ele saiba que é a caixa de transporte é um lugar seguro.

6. Lave cuidadosamente a transportadora. Cheiros persistentes podem ter más associações para o gato, fazendo com que ele não queira entrar na caixa de transporte, especialmente se ele é um gato que se assusta facilmente.

7. Coloque um item de seu vestuário, como uma camisa dentro da transportadora do gato. Se você tem um bom relacionamento com seu gato, ele provavelmente gosta de seu cheiro. Isto tornará mais fácil obter uma associação positiva para a transportadora se ela tem o seu cheiro.

8. Quando seu gato estiver dentro da caixa de transporte, faça o manejo dela suavememente. Se ela sacode muito, poderá pode assustá-lo, tornando menos provável que ele queira entrar novamente na caixa no futuro.

Fontes de pesquisa:


Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS