segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

CUIDADOS COM A SAÚDE DE SEU GATO (ALGUMAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES)


Todos os gatos, mesmo os gatos domiciliados, devem ser vacinados a fim de evitar muitas doenças infecciosas devastadoras e, freqüentemente, fatais. Fiz uma pesquisa e encontrei no site da Purina algumas colocações bem legais (e importantes) sobre a saúde dos felinos. Só lembrando que ninguém é melhor do que um bom veterinário para esclarecer e aprofundar essas informações.

Alergias do Gato

Os gatos, como os seres humanos, podem sofrer de uma ampla gama de alergias. A alergia mais comum entre os gatos é a alergia a pulgas. À medida que os gatos envelhecem, sua sensibilidade às picadas de pulgas aumenta. As alergias a alimentos respondem por outros 5-10% das alergias dos gatos e podem manifestar-se como dermatite e coceira séria ou vômitos e diarréia, porém, podem levar até 10 anos para surgir.

Vômitos

As bolas de pêlo constituem uma das razões mais comuns para os vômitos. Todos os gatos podem se beneficiar de uma escovação regular visando minimizar a queda e a ingestão de pêlos. Para verificar se seu gato tem vomitado como resultado de bolas de pêlo, examine o vômito cuidadosamente quanto à presença de pelotas ou grumos, independentemente da cor do pêlo do seu gato. As bolas de pêlo podem ocorrer mesmo em gatos de pêlo curto.

Uma outra razão para os vômitos pode ser o fato do seu gato ser alérgico à algum ingrediente do alimento. Tente mudar para uma outra variedade de alimento Purina com ingredientes substancialmente diferentes para ver se isto ajuda.

Algumas vezes, os gatos vomitam quando estão com vermes. Nesse caso você deve consultar seu veterinário.

A vômitos periódicos também pode ser um sinal de uma tiróide super-ativa ou infecção renal. Isto é particularmente comum em gatos mais velhos. Seu veterinário poderá pedir um exame de sangue a respeito.

Você conhece os hábitos do seu gato. Se ele vomitar mais do que o usual ou, de alguma forma, demonstrar um abandono de seus hábitos normais, leve-o ao veterinário. A principal coisa é dar-lhe bastante líquido de modo que ele não fique desidratado.

Diarréia

Se seu gato tiver uma diarréia persistente, você pode tentar mudar sua dieta. Se os sintomas continuarem por mais de dois dias, leve-o ao veterinário.

Você também deverá chamar seu veterinário imediatamente se o seu filhote ficar fraco ou indiferente ou se recusar a ingerir líquidos.

Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos (DTUIF)

A doença do trato urinário inferior dos felinos, ou DTUIF, é uma inflamação, irritação e/ou obstrução do trato urinário inferior. A incapacidade de urinar pode tornar-se uma situação de vida ou morte se não for tratada rapidamente. A DTUIF é muito mais comum entre os machos do que em fêmeas. Seu gato pode estar sofrendo de DTUIF se ele tiver que se esforçar para urinar, apresentar sangue na urina, fizer visitas freqüentes à bandeja sanitária com apenas pequenas quantidades expelidas ou se esquecer de como usar a bandeja sanitária.

Diabetes

O diabetes ocorre em gatos que não são capazes de regular, de maneira apropriada, seu nível de açúcar no sangue. Os sintomas podem incluir uma sede ou urinação excessiva, perda de peso ou obesidade. Os gatos mais velhos têm maior probabilidade de desenvolver o diabetes do que os mais jovens.

Os gatos diabéticos devem ser mantidos dentro de casa a fim de evitar que comam alguma coisa que poderia elevar o seu nível de açúcar no sangue.

Vírus da Imunodeficiência Felina (VIF)

Embora esta doença esteja relacionada com o vírus da imunodeficiência humana (VIH), NÃO é possível contrair AIDS de um gato com VIF. O VIF é transmitido através de ferimentos abertos, tais como mordidas de gatos, resultando em um sistema imunológico prejudicado.

Doença Respiratória Superior


A doença respiratória superior se manifestará em seu gato através de um resfriado ou sintomas semelhantes à gripe, tais como nariz escorrendo e espirros juntamente com olhos avermelhados e remelentos.

Vírus do Herpes Felino (VHF)

Não se preocupe, você não pode pegar herpes do seu gato! O VHF afeta apenas os gatos.

Clamidiose

A chlamydia é um organismo semelhante à bactéria que habita nos tecidos ao redor dos olhos. O sintoma mais comum é a conjuntivite, que ocorre, geralmente, em um olho no início e, em seguida, se espalha para o outro.

FONTE: http://www.nestle.com.br/purina/site

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS