sábado, 8 de janeiro de 2011

CARACTERÍSTICAS DE UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO SAUDÁVEL


Nós todos esperamos ter animais de estimação saudáveis, mas sabemos que o animal não consegue lhe dizer quando está se sentindo doente. Conhecer seu pet como como ele é - e como se comporta quando está saudável - é uma boa maneira de saber se algo mudou, indicando que ele pode estar doente. Aqui estão alguns dos sinais gerais de um animal saudável.

01. ANIMAIS SAUDÁVEIS SÃO ALERTAS E ATIVOS

Cada animal de estimação tem a sua própria personalidade, e alguns podem não ser tão ativos como outros. No entanto, a maioria dos animais de estimação vão estar atentos a presença de seu tutor(a), e pets como gatos e cães irão interagir com você com facilidade. Se o animal está apático, dormindo mais do que normal, se recusa a levantar ou de repente se torna agressivo, isso pode ser um sinal de que algo está errado.

02. ANIMAIS SAUDÁVEIS TÊM OLHOS BRILHANTES

Os olhos são um importante indicador de saúde. Animais saudáveis devem ter olhos brilhantes e limpos, sem secreções.

03. ANIMAIS SAUDÁVEIS TÊM ORELHAS LIMPAS

Sujeiras rapidamente se acumulam no ouvido se houver algo errado, como uma infecção ou infestação de parasitas. Um animal saudável tem orelhas limpas, que são uma cor de pele normal, não avermelhada ou irritada.

04. ANIMAIS SAUDÁVEIS NÃO TÊM DIFICULDADE DE RESPIRAR

A respiração de seu animal de estimação deve ser tranquila e relativamente uniforme. O pet deve ter um focinho úmido, mas não molhado, ou seja, livres de secreções. A coriza pode ser um sintoma de uma doença grave.

05. ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO SAUDÁVEIS TÊM DENTES LIMPOS

Muitos cães e gatos são os vulneráveis às cáries devido as suas dietas. Dentes de seu animal de estimação devem ter pouca ou nenhuma placa (crosta amarela) sobre eles. Eles devem ter hálito relativamente fresco. Gengivas vermelhas são outro sinal de problemas dentários em potencial. Gengivas e língua devem estar rosadas. No caso das gengivas, algumas vezes pretas.

06. ANIMAIS SAUDÁVEIS TÊM UM BOM PÊLO

Pêlos e pele são uma das primeiras coisas que mudam quando um animal de estimação torna-se doentio. Um animal saudável tem pêlo espesso e brilhante, sem manchas inexplicáveis, falhas ou queda excessiva. Também deve ser limpo e livre de parasitas.

Animais de estimação nem sempre mostram sinais óbvios de doença, então observar a sua aparência pode ser o caminho mais rápido para resolver o problema. Outra coisa importante, que não pode deixar de ser dita, é que visitas regulares ao veterinário ajudarão a entender melhor as necessidades individuais do seu animal de estimação.

Referências:


Leia +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS