quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PENSE DUAS VEZES ANTES DE DESISTIR DE SEU CÃO


Quando você opta por criar um cachorro, deve tornar-se um tutor responsável por ele. Infelizmente, nem todos os tutores de cães agem responsavelmente, abandonando seus cães quando eles se tornam "inconvenientes". Os mais irresponsáveis vão deixá-los à própria sorte em uma casa vazia, ou acorrentados em qualquer local. Isto é muito triste e inaceitável.

Às vezes a vida fica difícil e nós temos que fazer escolhas complicadas. Em alguns casos, isso significa abrir mão de um animal de estimação. No entanto, existem algumas maneiras de evitar isso.

ESTOU ME MUDANDO E AONDE VOU MORAR NÃO PERMITEM CÃES

Não se mude para lá. Qualquer um que tenha tentado se mudar para um apartamento com um cão sabe que não é fácil. Seja diligente que as chances aumentarão, e você vai encontrar o lugar certo. Tente negociar as condições com os proprietários (caso a situação seja a locação) e esteja disposto a gastar dinheiro extra. Se você tem que mudar-se rapidamente e não consegue encontrar um lugar que permita o seu cão, converse com os amigos e a família - alguém que você conhece pode estar disposto a cuidar dele por um período maior de tempo enquanto procura por outras opções

MEU CÃO TEM PROBLEMAS DE SAÚDE OU DE COMPORTAMENTO QUE ESTÃO FORA DE CONTROLE

Os problemas de saúde vão acontecer ao longo do tempo, tanto com pessoas quanto com animais de estimação. Se seu cão tem uma doença crônica, é seu dever ajudar a gerenciá-lo. Se a terapia atual não está funcionando, peça um encaminhamento para um especialista ou procure ter uma segunda opinião.

Com relação aos problemas de comportamento: você já ouviu a expressão "não há cães maus, apenas os proprietários desinformados?" Isso geralmente é verdade. Os cães agem da forma que são treinados para agir, então, assim que há um desvio de comportamento, é de sua responsabilidade. Se tiver condições, procure um treinador com boas referências. Caso não possa pagar por isso, procure trocar idéias com outras pessoas que tiveram, ou tem experiência com cães - você pode encontrar alguém que tenha experimentado o mesmo problema e que poderá ajudá-lo. Há inúmeros livros e artigos sobre o assunto também

OS CÃES MASTIGAM TUDO

Todos os cães mastigam, e um filhote de cachorro deve mastigar. É importante ter essa compreensão, e cabe a você fornecer o item apropriado para que ele mastigue. Seu veterinário pode recomendar um produto adequado para o seu filhote gastar as energias. Um cão mais velho pode ser treinado para morder os itens apropriados também.

NINGUÉM TOMA CONTA DO CACHORRO

Isto acontece frequentemente em famílias onde nem todos estão comprometidos com a manutenção de um animal, e ninguém quer ter toda a responsabilidade. No entanto, isto não é culpa do cão, e é um motivo banal para se desfazer dele. Lembre-se do compromisso de tê-lo levado para casa. Você é responsável pelo bem estar dele, e não é justo que ele pague por uma decisão errada.

O CÃO FICA MUITO TEMPO SOZINHO

Muitos tutores de cães deixam seus animais de 8 a 12 horas sós, enquanto estão trabalhando ou na escola. Mas reflita: Qual é realmente o problema? Será que você se sente mal pelo cão? Ou você não quer gastar o seu período limitado de tempo "livre" cuidando dele? Lembre-se, você tem um compromisso com este animal.

O CÃO ROSNA

Se o cão é agressivo, ou não, é um julgamento que você, e somente você, poderá fazer. Será que o cão rosna ou ataca sem ser provocado? Você estava tentando tirar alguma coisa dele? Isso aconteceu enquanto ele estava se alimentando? O cão estava se protegendo contra o abuso não intencional de uma criança?

Pergunte a si mesmo. Só você pode dizer honestamente se o incidente foi, ou não, provocado. Se não foi, então procure a ajuda de um especialista, um treinador de cães, ou seu veterinário de confiança, para que ele possa orientá-lo

TEREI UM BEBÊ E NÃO QUERO MAIS CRIAR UM CÃO

Os cães e as crianças podem realmente ser uma ótima combinação se adaptados corretamente. É essencial que seu cão esteja devidamente treinado e exposto a bebês e crianças antes do seu filho nascer. Então, esteja certo de introduzir a presença do bebê para o cão de forma adequada. Além disso, você deve criar os seus filhos ensinando-os a respeitar os cães! Certifique-se de incluir o seu cão em eventos familiares, como passeios, por exemplo. Crescer com cães é um dos melhores presentes que você pode dar a uma criança, se feito corretamente.

EU TENHO UM PROBLEMA DE SAÚDE GRAVE E DEBILITANTE

Esta é provavelmente a razão mais compreensível para desistir de seu cão, mas pode haver outras opções. Procure sua família e amigos para ajudar. Seu cão provavelmente será um conforto para você durante a sua doença, por isso vai ser benéfico para mantê-lo por perto.

EU NÃO CONSIGO MAIS MANTER O CACHORRO

Saiba o custo da posse do cão. Faça um orçamento que inclua os gastos necessários do seu cão para ver se este é realmente o caso. Para reduzir os gastos a longo prazo, mantenha seu cão saudável, com uma dieta nutritiva, exercícios regulares e cuidados veterinários preventivos. Tudo isso desempenha um papel importante na redução de gastos no futuro.

JÁ ESGOTEI TODAS AS MINHAS POSSIBILIDADES E REALMENTE NÃO CONSIGO MANTER O MEU CÃO

Se você realmente acha que não pode manter o seu cão, e optar por se desfazer dele, tenha certeza absoluta de que realmente explorou todas as possibilidades. Faça todos os esforços para encontrar um lar amoroso e responsável. O motivo que torna este animal impróprio para você pode fazer-lhe perfeito para alguém. Milhares de cães são sacrificados a cada ano nos centros de zoonoses, por isso, tente não contribuir para esse número. O abandono nunca é aceitável. Você é responsável por encontrar o melhor lar possível para seu cão.

Algumas dicas:
     
- Escreva uma breve ficha informativa sobre o seu cão, cobrindo detalhes como idade, raça, tamanho, cor, saúde, temperamento e personalidade. Seja honesto sobre seu cão - especialmente em relação ao comportamento.
     
- Informe todos os seus amigos, familiares, vizinhos, colegas, ongs, protetores e conhecidos, que você está procurando um novo lar para seu cão. Explique sua situação e o fato de que você quer encontrar uma boa casa para ele. Certifique-se de verificar se realmente conseguirá bons tutores, para que seu cão não acabe precisando de um lar novamente, ou seja descartado.
   
- Informe o seu médico veterinário sobre a sua situação, eles podem ser capazes de ajudar. Nunca deixe seu cachorro na porta de um consultório veterinário. É um ato irresponsável e injusto.
     
- Por favor, jamais opte pela eutanásia de um cão pelo fato de não encontrar uma casa para ele.

Jamais o abandone, seu cão merece um final feliz!

Leia mais:

OS 10 MANDAMENTOS DA POSSE RESPONSÁVEL  

Compartilhe com seus amigos nas redes de relacionamento abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS